Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão, é vencer o sentimento de onipotência e reconhecer nossos próprios limites.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cuidados Com os Joelhos


Responsáveis por carregar grande parte do peso do corpo, os joelhos têm a articulação mais complexa. Por isso, eles precisam de cuidados especiais para não apresentar problemas.
Exercícios mal-feitos na academia e algumas atividades diárias podem causar lesões e dores constantes. “Usar muito salto alto contribui para as dores nos joelhos. Por isso, as mulheres estão mais predispostas do que os homens a sofrer lesões”, explica o fisioterapeuta Edmílson Poloni.

As mulheres que usam salto, por exemplo, devem pisar encostando primeiro o calcanhar no solo para depois apoiar a planta do pé. Antes de praticar qualquer atividade física, é necessário fazer exercícios de alongamento. O uso de calçados corretos também colabora para que os joelhos não sofram abalos. “O tênis deve possuir um amortecimento adequado para estabilizar os movimentos, além de ser confortável”, indica o fisioterapeuta.
O sobrepeso é outro fator que contribui para as dores nos joelhos. Por isso, manter o corpo em forma e fazer exercícios de fortalecimento colaboram para que esse tipo de problema não ocorra. A pessoa que sente dores por mais de três dias, deve consultar um especialista. Assim, evitará que o problema se agrave.

FONTE: www.dialogospoliticos.wordpress.com

FERNANDO BARBOSA
Fonte - MBPress

sábado, 28 de maio de 2011

Exercícios Preventivos

          Um dos maiores fatores de risco, do ponto de vista ergonômico, é a postura estática. Desse modo, tal atitude deve ser combatida de maneira prática e eficiente no próprio posto de trabalho. Por pelo menos cinco minutos por hora deixe suas atividades de trabalho e execute exercícios ou movimentos de alongamento periodicamente.

DICAS DE ALONGAMENTO

Ficar ao computador por longos períodos pode causar tensão no pescoço e nos ombros, além de dores na região lombar. Os exercícios de alongamento a seguir devem ser executados várias vezes ao dia ou sempre que o indivíduo se sentir cansado. Levantar-se e caminhar pelo escritório ou local de trabalho também contribui para melhorar o ânimo e a disposição.


Exemplos de exercícios
Exemplos de exercíciosExemplos de exercícios
EXERCÍCIOS PARA O PESCOÇO
Exemplos de exercícios
EXERCÍCIOS PARA AS MÃOS
Exemplos de exercícios


FERNANDO BARBOSA

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como Corrigir a Postura no Trabalho

Você já parou para pensar que a sua postura no trabalho está diretamente ligada à produtividade? É isso mesmo. Já é rotina para quem trabalha em frente ao computador com oito horas diárias, ou mais, intercaladas apenas com intervalos curtos para buscar um lanche, ir ao banheiro ou almoçar.
Muitas vezes, em uma posição desconfortável ou incorreta.
No fim do dia o corpo reclama por meio de dores que podem passar pelas pernas, braços, cabeça e coluna, a mais castigada nessa história.
A recompensa por uma carga pesada de trabalho em frente ao computador pode não ser das mais agradáveis.
Como explica a fisioterapeuta Élida dos Santos, os principais problemas de saúde são lombalgias, ciatalgias, lombociatalgias, dores de cabeça, cervicalgias, cervicobraquialgias, escolioses, cifoses, hiperlordoses, entre outras.
— Grande parte do público que frequenta os consultórios, clínicas e ambulatórios de fisioterapia são pessoas, pacientes, que têm dores, desvios, falta de mobilidade no corpo devido a postura incorreta — alerta Élida.
Como não podemos abrir mão do trabalho, muito menos do computador, é preciso estar atento a algumas dicas para evitar problemas futuros.
Recomenda-se no máximo duas horas sentado na frente do computador. Após este tempo é bom fazer uma pausa, uma parada de 15 minutos para movimentar o corpo, alongar a cervical e os membros superiores, orienta a fisioterapeuta.

A importância da postura não está ligada somente ao trabalho em casa seguindo as recomendações podemos evitar muitos desconfortos em nossos momento de lazer.
Na figura abaixo exemplos de posturas inadequadas e adequadas



FERNANDO BARBOSA

sábado, 21 de maio de 2011

Dicas na Postura da Coluna Vertebral

De cada dez pessoas que procuram um fisioterapeuta, de três a cinco têm lombalgia, ou seja, dor nas costas.
De acordo com a Teoria da Evolução, uma das mais aceitáveis para explicar o aparecimento do seres humanos no planeta, o homem era quadrúpede. No entanto, com o passar dos tempos, fomos evoluindo até nos acostumarmos a andar sob dois apoios, ou seja, só sobre nossas pernas. Assim, passamos a ter a coluna lombar como o centro do corpo e, por isso, colocamos sobre ela toda responsabilidade pelo equilíbrio e movimentação da nossa estrutura física.
Muitas são as causas das dores na coluna, porém podemos dividi-las em quatro grupos:
  1. O sistema nervoso é o maior responsável pelas dores na coluna, ou seja, o estresse e a tensão nervosa acabam enrijecendo e tensionando os músculos e ligamentos da coluna, prejudicando a boa postura e causando dores.
  2. A má postura também causa dor nas costas. Devemos tentar deitar corretamente, trabalhar em uma posição adequada e dirigir o carro com a coluna ereta.
  3. Pessoas que estão acima do peso ou que pegam peso demais podem sentir muita dor na coluna.
  4. As outras causas são as fraturas, os desvios de coluna, os tumores, as hérnias de disco, entre outras.

Como proceder ?
Em nossa vida diária alguns vícios posturais errados nos causam desconforto, o que se pode evitar observando algumas condutas:

1. Durma de lado com os braços estendidos ao lado do corpo e com os joelhos e coxas moderadamente dobrados e com um travesseiro entre eles.coluna1.gif (1702 bytes)
coluna1.gif (1702 bytes)2. Quando deitado de costas, use algo sob as pernas. Coloque um travesseiro entre as pernas quando dormir de lado, para que uma perna não caia sobre a outra.
3. O colchão mais indicado é o semi-rígido (colchão de espuma). A densidade deve ser entre 28 ou 33.coluna1.gif (1702 bytes)
coluna1.gif (1702 bytes)4. Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Use cadeira firme, descanse os braços, mantenha os joelhos elevados. No automóvel não afaste o assento em demasia.
5. Nunca dobre seu corpo à frente sem dobrar os joelhos. Lembre-se disto quando estiver vestindo roupas ou sapatos, escovando os dentes ou lavando o rosto.coluna1.gif (1702 bytes)
coluna1.gif (1702 bytes)6. Ao levantar pesos ou abaixar para apanhar objetos no chão, dobre os joelhos e mantenha o tronco ereto.
7. Quando permanecer em pé por muito tempo, use um apoio para dobrar o joelho. Assim você relaxa a musculatura para-vertebral.coluna1.gif (1702 bytes)

FERR BARBOSA
Fontes: Medicina preventiva – Unimed Campinas, folheto informativo da Asta Médica e Searle