FISIOTERAPIA PREVENTIVA NO IDOSO
A promoção da saúde do idoso representa um desafio emocionante para o fisioterapeuta, pois ela precisa ser lembrada em todos os atos, atividades e intervenções que ele pratica. Promover a saúde junto aos idosos deve tornar-se um hábito constante. Isso significa que o fisioterapeuta deve promover a saúde ao se relacionar com o idoso de forma individual, organizar ou colaborar na organização das atividades destinadas a promoção da saúde, além de colaborar com a comunidade, ajudando na identificação das necessidades dessa comunidade em relação à saúde e no desenvolvimento de estratégias destinadas a promover a saúde. O fisioterapeuta, além disso, precisa participar ativamente na elaboração das medidas de saúde pública e atuar em defesa da promoção da saúde, ainda que seja apenas a nível local.
As preventivas mais comuns hoje para a Terceira idade são :
- Hidroterapia: técnica executada pelo fisioterapeuta dentro de uma piscina com água na temperatura mínima de 27 graus com o uso de aparelhagem auxiliar como: flutuadores, bóias, isopores, para desenvolver exercícios específicos dentro da água, visando fortalecimento, diminuição da resistência e atrito e uma melhora da propriocepção;
- Fisioterapia Clínica: engloba tratamentos de reabilitação e analgésicos para pacientes com dores , pós-operatórios, reabilitação e preventiva.
- Tratamentos alternativos: acupuntura ( estimulação de pontos vitais, através de agulhas descartáveis , ventosas, bastão de mocha, imas e aparelhos eletroestimuladores, pedras quentes (massagem com pedras especificas e aquecidas em um recipiente com água.
- Pilates: técnica desenvolvida por um alemão que usa aparelhos com molas, bolas e posturas em solo para fortalecer, alongar e melhorar a propriocepção do idoso, educando o idoso a ter uma boa postura .
- Caminhada: melhora o desenvolvimento fisiológico e celular do idoso ajudando na melhoria do seu sistema cardiorrespiratório.
FERNANDO BARBOSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário